Serra da Ibiapaba: Comitê inicia a elaboração do Planejamento Estratégico

Na ocasião, a nova logomarca do comitê também foi aprovada pelo colegiado. Elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia tem primeira reunião agendada para o dia 09 de junho

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI esteve reunido virtualmente na última terça-feira (18), em sua 12ª Reunião Extraordinária, com o intuito validar os conceitos do planejamento estratégico do Comitê, que conta com o horizonte de cinco anos, além de aproveitar o momento para a votação da nova logomarca do CBHSI.

A seção sobre o Planejamento Estratégico foi ministrada pela analista de Gestão dos Recursos Hídricos Rossana Câmara, da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh. Em sua exposição, ela apresentou o Planejamento Estratégico, bem como o histórico e a metodologia do Plano Estratégico dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará, que está dividido em cinco etapas: 1) alinhamento metodológico; 2) conceitos estratégicos com as diretorias; 3) objetivos estratégicos por CBH; 4) Plano de ação com os Grupos de Trabalho; 5) aprovação na plenária do CBH com relatório final próprio.

Sobre a realização das oficinas no final do ano de 2020 e início de 2021, Rossana relata que o momento ocorreu junto aos membros da diretoria dos 12 CBHs do estado, não apenas para iniciar o processo de elaboração através do “alinhamento metodológico”, como também para discutir as propostas dos conceitos estratégicos – missão, visão e valores.

Sob a condução da diretoria do Comitê, os três conceitos estratégicos ao Colegiado foram apresentados. Após a apresentação e avaliação os seguintes conceitos foram validados pela plenária:

  • Missão – “Ser espaço de participação e diálogo com a sociedade, através de discussões e deliberações para a gestão dos recursos hídricos, com vista a sustentabilidade da bacia hidrográfica”;
  • Visão – “Ser reconhecido como principal espaço de promoção da Gestão Participativa dos Recursos Hídricos e da sustentabilidade da Bacia Hidrográfica nos próximos cinco anos”;
  • Valores – “Respeito, Transparência, Compromisso, Participação, Ética, Diversidade e Representatividade”.

Além disso, atendendo às etapas do Planejamento Estratégico do CBHSI, foi deliberada a criação e composição dos Grupos de Trabalhos – GTs, considerando os eixos de atuação: Gestão de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Capacitação e Comunicação para trabalhar a elaboração dos objetivos estratégicos e o Plano de Ação.

A logo do CBHSI também foi apresentada e aprovada na reunião. Reformular a logomarca era um anseio antigo do Colegiado, buscando o padrão visual mencionado no Plano de Comunicação do CBHSI.

Ao final da reunião foi apresentado o cronograma para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba. No cronograma consta todas as atividades e datas dos eventos que serão realizados não só com a plenária do CBHSI, como também a participação da sociedade para elaboração do Plano, com a primeira reunião agendada para o dia 09 de junho que acontecerá na 13ª Reunião Extraordinária do Comitê.

Além disso, dentre os informes, foi apresentado o comunicado por escrito enviado pela Gerência de Segurança e Infraestrutura (Gesin) da Cogerh sobre a atualização das ações já implementadas pela Companhia durante a 8ª intervenção na estrutura da barragem Jaburu I.

A 12ª Reunião Extraordinária contou com 29 participantes, sendo 25 membros do colegiado, entre titulares e suplentes, e tendo a participação de 24 instituições membros, portanto, 80% do colegiado. Estiveram presentes membros das instituições do setor usuários, sociedade civil, poder público Municipal, Estadual e Federal do CBHSI. Representando a Secretaria Executiva do Comitê, participaram Ewerton Torres, coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh-Crateús e as técnicas Nayara Carvalho e Edna Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *