Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBHSI discute problemática de incêndios florestais e ocupações irregulares às margens do Açude Jaburu I

A Câmara Técnica do Meio Ambiente sugeriu a criação de um Plano de Ação a fim de combater queimadas irregulares

….

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI esteve reunida virtualmente na terça-feira (01), em sua 7ª reunião, para discutir a problemática de incêndios florestais e ocupações irregulares às margens do Açude Jaburu I e desenvolver um Plano de Ação a fim de combater queimadas irregulares na bacia.

Como ponto de pauta em plenária nas reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba no ano anterior, os membros vêm discutindo a preocupação com o crescente número de ocorrências de incêndios florestais, visto que se aproxima o período (principalmente outubro, novembro e dezembro) de maior incidência de queimadas e incêndios florestais no estado devido às condições superficiais favoráveis, como a baixa umidade do solo e do ar, a vegetação seca, a alta temperatura do solo e do ar e a prática intensiva de queimadas na preparação das terras para o cultivo agrícola.

Dessa forma, os membros da Câmara Técnica do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba junto ao chefe do ICMBio de Ubajara, Gilson Mota, discutiram a possibilidade de desenvolver um Plano de Ação para este ano, a fim de combater queimadas irregulares na bacia. Dentre as ações, o grupo propôs a realização de campanhas educativas através de spots e vídeos alertando sobre o período e a solicitação de apoio dos municípios em formação de brigadas municipais. Essas ações deverão ser discutidas posteriormente junto ao colegiado. O Chefe do Parque Nacional de Ubajara, Gilson Mota, também comunicou que o ICMBio de Ubajara está recebendo mais homens para compor a brigada de combate aos incêndios durante o mês de junho.

Além disso, outras pautas também foram revistas, como a questão dos loteamentos nas nascentes do rio Jaburu, em Ibiapina, e a situação das ocupações irregulares às margens do açude Jaburu I, assunto constante nas reuniões do comitê. Logo, como a situação é recorrente, a Câmara Técnica de Meio Ambiente avaliou a possibilidade de discutir junto ao colegiado novos encaminhamentos e apoio dos demais órgãos como os Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da SEMACE no suporte em relação às demandas enviadas aos respectivos órgãos. No mais, foram pontuadas algumas propostas que serão enviadas e discutidas em plenária durante as próximas reuniões do colegiado.

A reunião contou com a participação dos membros da Câmara Técnica do Meio Ambiente, entre eles: Tiago Souza, Coordenador da CT e representante da Nutrilite; Cristiane Coutinho, representante da Prefeitura Municipal de Ibiapina; José Aírton, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina – SINDSEMIB;  como convidado e membro do CBHSI, Gilson Mota, chefe do ICMBio de Ubajara; Jaime Filho, da Prefeitura Municipal de São Benedito; José Adeilson, representante do IFCE de Tianguá e secretário adjunto do comitê; e pela secretaria executiva, o Coordenador de Gestão Participativa, Ewerton Melo e a técnica Edna Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *