
A Secretaria Executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou nesta quinta-feira (6) de forma virtual o III Encontro Regional para discussão do Processo de Renovação do colegiado para o quadriênio 2022/2026. O momento foi direcionado às entidades/instituições que não puderam participar de nenhum dos dois encontros regionais, realizados em Agosto e em Setembro.
No início, o Coordenador do Núcleo de Operação da Gerência Regional da Bacia da Serra da Ibiapaba, Daniel Nunes, explicou sobre a Legislação das Águas e Gestão Participativa dos Recursos Hídricos. Além disso, abordou o trabalho da Cogerh para implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos e detalhou as características geológicas da Bacia da Serra aos participantes.
Apresentação – Núcleo de Operação
Após esse momento, Mateus Perdigão, da Gerência de Gestão Participativa da Cogerh, apresentou sobre as áreas de atuação e as competecências de um Comitê de Bacia Hidrográfica, resgatando o histórico da participação social no Brasil.
Para finalizar, o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Gerência Regional da Bacia da Serra da Ibiapaba, Luis Barros, falou acerca dos instrumentos de gestão, focando na Outorga de água e como adquiri-la pela Cogerh.
Apresentação – Instrumentos de Gestão
Sobre o Processo de Renovação do Comitê
As instituições inscritas para pleitear uma vaga no Comitê passarão por uma análise da Comissão Coordenadora da Renovação. Aquelas aptas a participarem da eleição, que ocorre no dia 19 de outubro, em Ubajara, serão divulgadas nos portais da Cogerh e do CBH.
Para mais detalhes sobre a renovação, acesse o edital de convocação.