Reconhecendo a importância dos 12 colegiados que compõem as regiões hidrográficas do Ceará na gestão dos recursos hídricos do estado, a Secretaria dos Recursos Hídricos promoveu na manhã desta terça-feira (03), um encontro de alinhamento com os representantes dos grupos junto à Cogerh e Sohidra. O momento ocorreu no auditório da Cogerh, em Fortaleza, reunindo os presidentes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) do Ceará para a discussão de demandas hídricas.

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba foi representado pelo membro Francisco Carlos Dias em substituição da Presidente do CBH da Serra da Ibiapaba, Maria de Lourdes Camilo do Nascimento.
No primeiro momento, o Secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues ressaltou a importância do ofício exercido pelos Comitês de Bacias na gestão dos recursos hídricos:

“A SRH está sempre aberta para ouvir os Comitês e encontros como esse é sempre muito útil para ouvirmos os colegiados e termos mais intimidade e conhecimento para uma melhor gestão dos recursos hídricos”.
Durante a reunião, cada representante da Diretoria dos Comitês teve a oportunidade de relatar o trabalho desenvolvido em sua região hidrográfica, ressaltando as principais dificuldades e avanços no gerenciamento hídrico, bem como destacando as demandas do colegiado sobre sua respectiva bacia.




Para Aridiano Belk, Coordenador do Fórum Cearense de Comitês de Bacias, o encontro foi “de grande importância e de imensa alegria por ver reunidos os Comitês de Bacias, coordenação do Fórum Cearense e todo o Sistema dos Recursos Hídricos para a discussão de assuntos pertinentes”.

Participaram também do encontro os gestores da Cogerh e da Sohidra, além dos representantes de 11 dos 12 colegiados das regiões hidrográficas: Região Metropolitana de Fortaleza, Salgado, Banabuiú, Alto Jaguaribe, Curu, Serra da Ibiapaba, Sertões de Crateús, Litoral, Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe e Coreaú.