O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou, nesta quarta-feira (26), sua 22ª Reunião Extraordinária, na Câmara Municipal de Tianguá. No encontro, foi discutida a alocação negociada do Açude Jaburu I para o 2º semestre de 2025, além da avaliação da quadra chuvosa deste ano com a Funceme.

Alocação Açude Jaburu I
O gerente regional da Cogerh da região da Serra da Ibiapaba, Ewerton Torres, apresentou as informações técnicas e os parâmetros para a Alocação Negociada do Açude Jaburu I, o único que abastece a Serra da Ibiapaba.

Atualmente, o reservatório está com reserva de 111,4 milhões de metros cúbicos, equivalente a 78,5% de sua capacidade máxima, de acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará.
Após as discussões, a plenária aprovou que o Açude Jaburu liberará uma vazão média de 1291 l/s, sendo dividida da seguinte forma:
- Liberação progressiva de água para o estado do Piauí: 250 l/s (começando em 50 l/s em julho)
- Abastecimento humano: 556 l/s
- Irrigação: 480 l/s
- Indústria: 3 l/s
- Uso doméstico/humano e Dessedentação animal: 2 l/s

Segundo Meiry Sakamoto, meteorologista da Funceme, a quadra chuvosa (FEV-MAI) na Serra da Ibiapaba ocorreu abaixo da normal climatológica, apesar da pré-estação ter sido acima da normal.
O aporte na bacia durante esta quadra chuvosa foi de 26 milhões de m³, ficando na 10ª posição dos últimos 20 anos.