O Açude Jaburu I, em Ubajara, abastece não apenas a região da Ibiapaba, mas também comunidades abaixo dele, no Piauí. É o caso das comunidades ribeirinhas de Pavuna e de Alto Alegre, no município de São João da Fronteira, com cerca de 430 famílias beneficiadas pelas águas do reservatório cearense.
Para ver de perto pela 1ª vez a realidade desses usuários, o Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba, junto à Cogerh, visitou o espaço na quarta-feira (16), a cerca de 26 km da barragem. A Companhia já havia se reunido com representantes locais em 2023 para diagnosticar as necessidades de uso do açude.


Os habitantes dependem diretamente da água para abastecimento humano, dessedentação animal e produção agrícola, tendo sido aprovada pelo CBH uma liberação progressiva para o estado do Piauí de 250 l/s, começando em 50 l/s em julho.
Os membros do colegiado puderam entender as demandas das comunidades às margens da função do Rio Jaburu com o Pejuaba, formando o Rio Jenipapo.


No total, 13 instituições do Comitê, além da presidente Cristiane Coutinhoe do secretário Carlos Dias, ampliaram suas visões acerca do impacto das decisões da plenária da qual fazem parte ao longo da perenização do rio.
O momento reforçou o compromisso do Sistema de Recursos Hídricos também com municípios vizinhos piauienses, garantindo uma gestão justa das águas do único açude monitorado na Serra da Ibiapaba.