O CBHSI participou de uma visita técnica de capacitação no dia 8 de Outubro no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Tianguá. A ação faz parte do Plano de Capacitação do Comitê, que busca aprimorar o conhecimento técnico dos membros sobre a importância da preservação de nascentes e os desafios legais da ocupação em Áreas de Preservação Permanente (APP), especialmente no entorno do Açude Jaburu I.

A visita técnica começou com a abertura da presidente do Comitê, Cristiane dos Santos Silva Coutinho, que enfatizou a importância da capacitação para a eficácia do CBHSI. Em seguida, os participantes realizaram uma visita à nascente do Rio Araticum, onde, sob a orientação do professor Clemilton da Silva Ferreira, que analisaram a dinâmica ambiental do manancial e os fatores de pressão, debatendo a necessidade de medidas de manejo, recuperação e conservação das matas ciliares.

A problemática da fiscalização em APPs ganhou destaque com a palestra do técnico Leonardo, da SEMACE de Sobral. A apresentação detalhou os principais conflitos ambientais na região, focando nos loteamentos urbanos que invadem as áreas protegidas nas margens do Açude Jaburu I.

O debate final da visita técnica resultou em propostas concretas para enfrentar o problema da ocupação irregular e da degradação hídrica, incluindo: o reforço na câmara técnica para monitoramento das nascentes e educação ambiental, a elaboração de um vídeo-denúncia sobre a ocupação no Açude Jaburu I para ser encaminhado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) e a proposição imediata de parcerias para projetos de recuperação das nascentes vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *