Na quarta-feira (26), em São Benedito, o Comitê da bacia da Serra da Ibiapaba realizou sua 50ª Reunião Ordinária, com 20 Instituições das 30 que compõem o colegiado.

A plenária foi contatada por representantes do município de São João da Fronteira, município do Piauí que é beneficiado pelas águas liberadas do Açude Jaburu I, o principal da região da Ibiapaba. Foi alegado que a vazão aprovada para o estado vizinho não está sendo suficiente para atender às demandas da comunidade.

Diante disso, os membros decidiram revisar Marco Regulatório da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), que trata da Liberação da vazão da água do reservatório para o Piauí. A proposta será levada ao Comitê da bacia do Parnaíba, nos dias 11 e 12 de dezembro, em Teresina-PI.

Além disso, o colegiado a Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBH propôs um projeto com foco na preservação das nascentes do Rio Jaburu, nas Áreas de Preservação Permanente de responsabilidade do poder público do município de Ibiapina. Foi criado um grupo de trabalho do CBH para desenvolver o projeto.

Por fim, foram celebrados os 13 anos da criação do comitê, que aconteceu por meio do Decreto de nº 31.062/2012, do dia 22 de novembro de 2012, sendo o mais jovem dos 12 colegiados do Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *