Com a presença de representantes de várias entidades da sociedade civil, governos e legislativos municipais, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI) comemorou na quarta-feira (23/11) seus 10 anos de criação.

Jovens do Projeto Reciclasom, da Associação Frutos do Bem, abriram o evento com a força dos seus tambores e a doçura do sax do professor Douglas Nogueira

O supervisor regional da Cogerh, Paulo Ferreira, destacou a coragem de todos os presentes em seguir servindo ao Comitê. “Sei que não é fácil seguir nesta luta, pois as vezes recebemos mais críticas do que reconhecimento, então quem participa é porque gosta e acredita na causa e faz disso parte central da sua vida e da sua militância“, frisou aos presentes no local.

Jaime Gomes, presidente do Comitê da Serra da Ibiapaba, ressaltou a necessidade de continuar preservando as riquezas locais e seguir trabalhando para uma gestão correta dos recursos hídricos. ”Hoje estamos aqui para comemorar esse marco histórico no desenvolvimento hídrico na nossa região, sempre com a preocupação e o cuidado com nossas nascentes e nossos recursos hídricos”, finalizou.

A festa

Durante a leitura de um breve histórico do CBHSI, foi ressaltada a recente prática de reuniões dos comitês de bacias com o governador do Estado, inaugurada pelo ex-governador Camilo Santana. Destaque para reivindicações apresentadas pelo colegiado da Serra: dentre outras, construção da barragem de Lontras, em Ipueiras, e a implantação de uma unidade de Polícia Ambiental na Serra para proteger ainda mais o bioma e seus recursos hídricos.

Para além da festa, o evento contou com debate sobre o litígio envolvendo a divisa Ceará/Piauí, e homenagens a pessoas e entidades que contribuíram ou contribuem para a construção e consolidação do colegiado nesta primeira década de história.

A história é feita por homens e mulheres. Nem sempre do jeito que eles e elas querem. Mas do jeito que é possível. Vocês fizeram o que foi possível nesses 10 anos”. Foi assim que Hugo Estenio Rodrigues, saudou os membros do comitê. Hugo representou o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias no evento.

Na sua fala, Rodrigues destacou a importância da atenção que se deve dar para o local, para o território. Mas sem perder de vista o regional e o nacional.

“As bacias não estão isoladas umas da outras nem o Ceará está sozinho, isolado do resto do País”, ressaltou. Dessa forma, segundo Hugo, todos os membros de todos os comitês devem permanecer atentos para discussões como o Novo Marco Legal dos Recursos Hídricos.

Esse novo marco prevê a criação do mercado de águas, o que poria por terra praticamente todo o trabalho desenvolvido no âmbito dos CBHs”, avalia.

O evento contou ainda com a entrega de comendas a representantes de instituições que compõem o colegiado e a ex-membros que trabalharam na implantação e consolidação do CBH da Serra. Ao final, não faltaram o bolo e o tradicional “parabéns pra você”, entoado com entusiasmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *