O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou nesta quarta-feira (26) sua 19ª Reunião Extraordinária, no Teatro Pedro II, na cidade de Viçosa do Ceará. Uma das pautas centrais foi a avaliação da liberação de água em caráter emergencial para o Piauí e a restauração da Câmara Técnica do meio ambiente do colegiado.

Durante a 39a Reunião Ordinária, o Comitê aprovou a liberação de água do Açude Jaburu I, em caráter emergencial, com uma vazão de 100 L/s até dia 30 de abril, para atender as comunidades localizadas à jusante. Na ocasião, a plenária deliberou que a avaliação da operação seria feita durante a Reunião Extraordinária.
Após debates, o colegiado aprovou a manutenção da liberação de água do Açude Jaburu I, com redução da vazão para 50 L/s, no período de 01 de maio até 01 de julho, atendendo à solicitação da SEMAR- PI, por meio do ofício N°1013/2023.
Reativação da Câmara Técnica do Meio Ambiente
Durante o encontro, o Coordenador no Núcleo de Gestão da Gerência Regional da Cogerh da Serra da Ibiapaba, Luís Barros, fez uma breve apresentação sobre a Câmara Técnica do Meio Ambiente do CBSHI, seu contexto histórico e suas competências.
Após deliberações da plenária, foram definidos os seguintes representantes para compor a CT: Francisco Helton, do Consórcio de Resíduos da Serra da Ibiapaba, Daniela Alves, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina (SINDSEMIB), José Vagner, da Fazenda Amway Nutrilite, Ianara Pereira, da Prefeitura Municipal de Tianguá e Lucas Marques, da Prefeitura Municipal de São Benedito.

Precipitações de chuvas
A reunião contou com a participação de Vinícius Oliveira, meteorologista da FUNCEME, que apresentou os dados de precipitações de Fevereiro a Abril de 2023 e a previsão para maio de 2023 por bacia hidrográfica, destacando os municípios que compõem a bacia da Serra da Ibiapaba.

Avaliação da operação emergencial
Em seguida, o coordenador do Núcleo de Operações da Regional da Serra, Daniel Nunes, exibiu os dados técnicos da operação emergencial para as comunidades localizadas à jusante da Bacia. Foi verificado o comparativo entre o volume simulado e o volume realizado/operado.

O reservatório teve saldo positivo durante a operação, com volume 18,76% a mais do que o simulado, como exposto abaixo.

Em seguida, apresentou os registros do levantamento por drone realizado no dia 19 de abril, para verificar a situação do Rio Jaburu na comunidade da Pavuna.

Palestra sobre o perigo do flúor na saúde humana
O encontro também contou com a apresentação do advogado da OAB, José Ribamar, sobre o perigo do flúor na saúde humana. Foi apresentado como esse resíduo da indústria química e principalmente da indústria do alumínio foi parar na água, além dos malefícios causados na biofisiologia e na mente.
Segundo dados da Sociedade Britânica de Fluoretação o Brasil é a segunda nação com maior cobertura de flúor na água, depois dos Estados Unidos.
