O Comitê da bacia da Serra da Ibiapaba se reuniu na sexta-feira (6), na Câmara Municipal de São Benedito, para avaliar a operação de alocação de água do 2º semestre de 2025 do Açude Jaburu I, o único reservatório monitorado pelo Governo do Ceará na região.
Em junho de 2025, o colegiado aprovou uma vazão média de 1291 litros por segundo, com a seguinte distribuição:
- Liberação progressiva de água para o estado do Piauí: 250 l/s
- Abastecimento humano: 556 l/s
- Irrigação: 480 l/s
- Indústria: 3 l/s
- Uso doméstico/humano e consumo animal: 2 l/s
Ao fim da operação, em 31 de janeiro, o saldo foi positivo, com 1,3 milhão de m³ a mais que o simulado pela Cogerh, encarregada pela operação.
Para o 1º semestre deste ano, as águas do Jaburu I serão exclusivamente para garantia do abastecimento humano de sete municípios, incluindo sedes municipais: Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará (abastecimento permanente).
O volume atual do reservatório é de 84,3 milhões de m³, equivalente a 59,8% da capacidade total.
O Comitê também irá encaminhar um ofício ao Conselho de Recursos Hídricos do Estado do Ceará solicitando a prorrogação da renovação das instituições da plenária. O objetivo do pedido é evitar conflito de agenda dos possíveis candidatos ao colegiado durante o período eleitoral.

Além disso, foi apresentado o prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o período entre fevereiro e abril, com 20% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% em torno da média e 40% abaixo da média. Meiry Sakamoto, meteorologista do órgão, foi a responsável pela explicação técnica.

Por fim, o CBH definiu um Grupo de Trabalho para elaboração do projeto piloto da conservação de nascentes na região da Ibiapaba. O próximo passo será buscar parcerias e recursos para sua execução, reforçando a cultura de sustentabilidade dos membros para toda a Serra.

