O Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba promoveu sua 49ª Reunião Ordinária, no ICMBio, em Ubajara, nesta quarta-feira (27). Dentre as pautas, os membros discutiram sobre manejo integrado do fogo no Parque Nacional de Ubajara.
A apresentação foi feita pelo Analista ambiental do ICMBio e mestre em Conservação da Biodiversidade, Paulo Dias. O técnico mostrou as ações da brigada de emergências do Parque, que não registra focos de incêndio há anos, demonstrando o acompanhamento feito pela instituição em mapas de calor da região.

Além disso, o colegiado foi apresentado às ações do Banco do Nordeste, membro do Comitê, na região pelo Gerente de relacionamento micro e pequena empresa da instituição, Francisco Medeiros Junior. Durante o momento, foi enfatizada a importância da gestão das águas para economia local devido à grande produção agrícola, uma das maiores em valor agregado do Ceará.
Por fim, o gerente da regional da Cogerh da região, Ewerton Torres, explicou sobre o atendimento das comunidades ribeirinhas de Pavuna e de Alto Alegre, no município de São João da Fronteira, no Piauí.

Em julho, o Comitê visitou o local que se beneficia da liberação de água do Açude Jaburu I, reservatório estratégico que atende toda a Serra da Ibiapaba e também cerca de 430 famílias piauienses.
Conforme aprovado pelo CBH, uma vazão progressiva está sendo liberada para as comunidades, tendo começado em 50 litros por segundo (l/s) em julho. Atualmente, a vazão é de 100 l/s, podendo chegar até 250 l/s caso necessário.

A reunião contou com a presença de alunos da Escola de Ensino Médio Monsenhor Melo, do município de Ibiapina, que puderam entender melhor como funciona a gestão participativa dos recursos hídricos da Serra da Ibiapaba. Essa integração com o ensino público e governo amplia o conhecimento da nova geração sobre os cuidados com o meio ambiente e com o desperdício de água.