O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou, nesta quarta-feira (27), a sua 46ª Reunião Ordinária, no auditório do Parque Nacional de Ubajara.
No encontro, foi discutida a oferta de cursos de extensão e especialização para os membros do comitê, apresentação ministrada pelos agentes do ICMBio sobre o impacto dos incêndios florestais para a biodiversidade, ações de prevenção e combate de incêndio florestal, o trabalho do estagiário do Comitê da Serra da Ibiapaba e a homenagem Comenda Zaranza 2024.

Curso de extensão e especialização
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará está ofertando um curso de especialização em Gestão de Recursos Hídricos na modalidade online com carga horária de 400h pelo período de 15 meses (abril/25 a julho/26), sendo 1 ano de disciplinas e 5 meses para produção do Trabalho de Conclusão de Curso.

Além disso, para não graduados, o curso de extensão na modalidade online oferece 120h cada módulo sendo divididos em 3 etapas sobre Instrumentos de Gestão Ambiental, Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (eficiência no uso dos recursos hídricos), com duração de 15 meses (abril/25 a julho/26) com a dinâmica de aulas, visitas técnicas e vivências. Na pauta, os membros manifestaram interesse em participar.
Incêndios florestais
Agentes ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade realizaram uma apresentação sobre os impactos dos incêndios florestais para a biodiversidade. Também propuseram ações de prevenção e de combate de incêndio florestal na região ibiapabana.


Visita ao Projeto Cara-Suja

Por fim, ocorreu uma visita técnica ao Projeto Cara-Suja no Parque Nacional de Ubajara. Aos membros, foi apresentado o processo de reintrodução da espécie periquito cara-suja, extinta na região.

Ademais, os membros puderam conhecer o habitat destes, além de compreender a importância da espécie para a biodiversidade.

Conheça mais sobre o Projeto Cara-Suja neste perfil @carasuja_aquasis ou no site https://www.aquasis.org/periquitocarasuja