Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas reconhece contribuições relevantes à gestão dos recursos hídricos

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba participou da 3ª reunião ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas em 2023, que ocorreu nesta terça (20) e quarta-feira (21), no Hotel Mareiro, em Fortaleza. Durante o evento, foram homenageadas pessoas que desempenharam um papel fundamental na gestão dos recursos hídricos do Estado do Ceará, recebendo a prestigiada Comenda Antônio Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará.

A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e do Presidente da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos), Yuri Castro, que ressaltaram a importância do evento para a discussão e o planejamento das ações relacionadas aos recursos hídricos no estado. O Superintendente da Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), Paulo Ferreira, também esteve presente, reforçando o compromisso do órgão com a gestão adequada e sustentável dos recursos hídricos.

Entrega da Comenda Zaranza

Os escolhidos foram indicados pelos integrantes dos comitês de cada bacia hidrográfica em assembleia geral realizada previamente. A homenagem é feita anualmente e destinada a personalidades escolhidas pelos membros dos colegiados como importantes na discussão sobre recursos hídricos.

O nome da honraria é em homenagem póstuma a Antônio Zaranza, ex-servidor da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), que teve grande participação nas deliberações sobre o tema.

As homenageadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba são Ana Talita Adeodato, Secretária Adjunta do Comitê da Serra e representante da Fazenda AMWAY NUTRILITE e Daniela Alves, membro do CBHSI e representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina-SINDSEMIB.

Ana Talita Adeodato agradeceu ao Comitê da Serra pela homenagem: “Quanta honra e responsabilidade receber em meio aos protagonistas da gestão dos recursos hídricos do Estado Ceará um reconhecimento tão significativo como a Comenda Zaranza. Gostaria de agradecer ao Comitê da Bacia hidrográfica da Serra da Ibiapaba pela escolha para receber tamanha honraria.  Se por um lado a homenagem tem a função de reconhecimento, enaltecer feitos, até mesmo massagear o ego, ela também vem com a finalidade de aumentar meu compromisso, na certeza de que sempre será possível fazer mais.

A homenageada, Daniela Alves, também expressou sua gratidão ao Comitê: “Gratidão a cada membro do comitê, as equipes de mobilização, ao SINDSEMIB a quem hoje represento no Comitê, gratidão, essa honraria não é só minha é nossa, nós juntos fazemos esse trabalho importantíssimo no gerenciamento das águas, é missão de todos nós cuidar do meio ambiente, recursos hídricos, tudo isso pela a continuidade da vida humana”

Programa Produtor de Água
Na pauta da reunião, foram abordados temas cruciais para a preservação e a gestão dos recursos hídricos, com destaque ao Programa Produtor de Água, criado via lei do município do Crato.

A iniciativa, desenvolvida na região do Cariri, busca incentivar práticas de conservação e uso responsável da água por parte dos produtores rurais. O objetivo é promover a preservação das nascentes e dos cursos d’água, contribuindo para a disponibilidade hídrica no estado através da manutenção da vazão total.

Weber Girão, da Aquasis, e Hugo Rocha, prestador de serviços para a SAAEC, explicaram como os produtores têm um programa de educação ambiental, como trilhas e oficinas com escolas e restauração de rios artificiais para atendimento de comunidades.

O Fórum encaminhou uma inclusão dessa pauta para a próxima reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (Conerh).

Cadastro de Usuários de Água
Além disso, foi avaliado o andamento do projeto de Cadastro de Usuários de Água nas bacias hidrográficas do Estado, uma medida que visa conhecer e monitorar o uso da água por diferentes usuários. Esse projeto desempenha um papel crucial na gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos, permitindo a adoção de medidas adequadas para o manejo dos recursos.

Marcílio Caetano, gerente de Outorga e Fiscalização da Cogerh, mostrou aos presentes as regiões em que o cadastro já foi feito (Acaraú e Coreaú), as que estão sendo realizadas (Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús) e as que faltam (as oito bacias restantes).

Para finalizar, cada diretoria dos 12 Comitês apresentou as ações realizadas no 1º semestre de 2023 em suas regiões e o calendário de atividades previstas para o restante do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *