Membros discutiram sobre a barragem do Granjeiro e sobre a renovação do comitê
O Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba realizou nesta terça-feira (7) sua 34ª Reunião Ordinária, a última de 2021. Durante o encontro, a plenária aprovou o planejamento de ações do CBHSI para 2022, exposto pelo presidente Pedro Florindo. Foi apresentado também o estudo hidrológico quanto às barragens na área de contribuição do Açude Jaburu I, pelo coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh em Crateús, Helder Lucena.
Em seguida, o Comitê ouviu um representante dos agricultores da região sobre o cenário de preocupação apresentada aos usuários do Jaburu I, como o baixo nível do Açude e a chegada de novas empresas desmatando grandes áreas, sem a certeza de que estão licenciadas e outorgadas para o uso da água.
Além disso, há tensão quanto à rápida reconstrução da parede do Açude Granjeiro, preocupando com relação à segurança das pessoas e das áreas de plantações que ficam abaixo da barragem. O Comitê definiu que irá contatar a Agência Nacional de Águas (ANA) para tratar sobre essa obra e buscar esclarecimentos.
Ao final, foi encaminhado que a Secretaria Executiva irá mobilizar os membros do CBHSI para formar a Comissão Coordenadora de Renovação (CCR) do CBHSI e, na próxima reunião, a Comissão será levada à plenária para aprovação.
A reunião contou com a participação de 20 instituições do colegiado (66.66% de suas instituições membro) e teve como convidado Alexandre Caetano da Agência Reguladora do Estado do Ceará – ARCE, Milena Martins da NUTRILITE. Da secretaria-executiva do Comitê, estiveram presentes Rodrigues Júnior, Gerente das Bacias da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús, Ewerton Torres, coordenador do Núcleo de Gestão, Helder Lucena, coordenador do Núcleo de Operação, Nayara Carvalho, analista do Núcleo de Gestão e Guilherme Conrado ASCOM.