Nesta quinta-feira (24), foi realizado uma atividade em Grupo Focal para elaboração do 1º Plano Proativo de Seca da Bacia da Serra da Ibiapaba, focado no Hidrosistema Jaburu I. O encontro foi realizado na Gerência Regional da Cogerh da Serra da Ibiapaba, em São Benedito, com membros e ex-membros do Comitê de Bacia e representantes de instituições ou segmentos que estiveram envolvidos em conflitos pelo uso da água do reservatório no decorrer da última seca.

Dinâmica do encontro

No primeiro momento, os participantes puderam relatar suas vivências e percepções da última seca (2012-2017) a partir de questões orientadoras.

No segundo momento, foi respondido, individualmente, um questionário sobre aquele período para sinalizar seus impactos econômicos, sociais e ambientais, as ações que foram executadas para mitigar esses impactos, as instituições que atuaram no período e os conflitos causados ou aguçados pela seca.

O próximo encontro do grupo será no início de outubro e terá como objetivo apreciar e aprovar o Diagnóstico do Plano de Seca do Açude Jaburu I e construir o Plano de Ação.

Sobre o Plano

Este projeto visa desenvolver um plano de ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, por meio da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

Diferentemente de outros planos técnicos, pensados a longo prazo, o Plano de Seca tem como característica central a tônica operacional e a abordagem proativa a curto prazo.

O Grupo Focal foi conduzido por Daniele Costa e Jayne Xavier da Universidade Federal do Ceará – UFC, Edecarlos Rulim, técnico da Gerência de Gestão Participativa da Cogerh e Daniel Camelo da FUNCEME.

Pela secretaria executiva do Comitê (Gerência da Cogerh Serra), estiveram presentes: Ewerton Torres, gerente da Gerência Regional, Luís Barros, coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, a técnica Renata Mesquita e a equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC)/Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) responsável pela elaboração do documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *