Câmara Técnica de Meio Ambiente discute Plano de Ação para período de queimadas e combate aos incêndios florestais

A Câmara Técnica de Meio Ambiente – CT do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI esteve reunida virtualmente para discutir o Plano de Ação 2021 para o período das queimadas e combate aos incêndios florestais na bacia. Os meses de outubro, novembro e dezembro são considerados críticos devido à baixa umidade do solo e do ar, vegetação seca e altas temperaturas.

A pauta principal do evento foi a discussão para elaboração do material para a campanha de prevenção e combate às queimadas irregulares e os incêndios florestais na bacia, visto que se aproxima o período de maior incidência considerada como a mais crítica devido às condições superficiais favoráveis além da prática intensiva de queimadas na preparação das terras para o cultivo agrícola.

Os membros da CT junto ao Comitê e demais parceiros, dentre as outras ações, pretendem elaborar materiais gráficos (folder digital, vídeos e spots) que serão divulgados em todas as plataformas digitais para alertar e conscientizar a população sobre o período de maior incidência, com o intuito de combater as ocorrências de focos de incêndios que ocorrem em boa parte da região da Serra da Ibiapaba. Além disso, foi proposto que o ICMBio de Ubajara e as prefeituras que compõem a bacia se tornem parceiros assim como os membros do Comitê e juntos se unirem em apoio à campanha e execução de outras ações futuras.

Por fim, foram pontuadas algumas propostas e encaminhamentos que serão discutidos em plenária durante a 33ª Reunião Ordinária (Virtual) do CBHSI que está agendada para o dia 25 de agosto.

A reunião contou com a participação dos membros que compõem a CT do Meio Ambiente representando 70% do Colegiado, entre eles: Tiago Souza, Coordenador da CT e representante da Nutrilite; Cristiane Coutinho, representante da Prefeitura Municipal de Ibiapina; José Aírton, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ibiapina – SINDSEMIB. O presidente do Comitê, Pedro Florindo, o secretário Carlos Dias e o secretário-adjunto, Adeilson Nascimento. Pela secretaria executiva/COGERH, o Coordenador de Gestão Participativa, Ewerton Melo e as técnicas Nayara Carvalho e Edna Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *