O Comitê da Bacia da Serra da Ibiapaba realizou nesta quarta-feira (06) sua 43ª Reunião Ordinária, no Auditório da CAGECE em Tianguá, para discutir o prognóstico da quadra chuvosa, avaliar a operação do reservatório Jaburu I em 2023, aprovar o Plano de Secas do Hidrossistema Jaburu I, dentre outras pautas.

Aprovação do Plano de Secas

Na reunião, Daniel Camelo, da FUNCEME, apresentou ao colegiado o Plano de Gestão Proativa Secas do Hidrossistema Jaburu I, aprovado pela plenária.

O plano foi construído por meio de encontros e oficinas contando com a participação de membros do Comitê e o grupo focal formado. É o 1ª da região da Serra da Ibiapaba e o 4º do Ceará.

A obra desenvolve ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez através da elaboração de metodologias, diretrizes estratégicas e operacionais para aperfeiçoar o planejamento das regiões hidrográficas, articulando três componentes integrados: Alocação de Água, o Plano de Segurança Hídrica e o Plano de Gestão de Secas.

O Comitê dará continuidade no acompanhamento e monitoramento do plano.

Avaliação da operação do Açude Jaburu I

Além disso, o coordenador do Núcleo de Operações da Gerência Regional da Serra da Ibiapaba, Daniel Nunes, exibiu os dados técnicos da operação de alocação em 2023. Foi verificada positividade durante toda a operação 2023.2.

No 1º semestre de 2023, houve liberação emergencial para o estado do Piauí em 100 L/s entre fevereiro e abril, sendo reduzida para 50 L/s nos meses de maio e junho. Ao encerrar a operação, em fevereiro de 2024, foi realizado fechamento gradual da tomada d’água com redução para 50L/s de 01 a 09/02/2024, a partir de quando foi fechada totalmente.

Em seguida, apresentou as atividades desenvolvidas em 2023 pelo Núcleo de Operações, como fiscalizações, medições de vazão, manutenções e instalações, monitoramento qualitativo e manutenções na barragem Jaburu I e a implementação do plano de ação de emergência do açude.

Prognóstico da Quadra Chuvosa

A reunião contou também com a participação de Vinícius Oliveira, meteorologista da FUNCEME, que apresentou os impactos das condições dos oceanos pacífico e atlântico na qualidade da estação chuvosa no nordeste, o histórico de eventos de el niño moderados e fortes e as precipitações no Ceará, bem como o prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril de 2024.

Na sequência, apresentou dados da pré-estação chuvosa de Dezembro de 2023 e Janeiro de 2024, por bacia hidrográfica, destacando os acumulados dos municípios que compõem a bacia da Serra da Ibiapaba.

O prognóstico climático para o trimestre março, abril e maio é de probabilidade de 40% de probabilidade para a categoria em torno da normal, conforme já divulgado pela FUNCEME.

Ademais, o CBHSI apreciou e aprovou o Relatório de Atividades 2023 realizadas pelo colegiado no decorrer de 2023, apresentado pela secretária-adjunta do Comitê, Cristiane dos Santos. O relatório conta com um balanço da participação das instituições membros do Comitê nas reuniões e capacitações do ano. A plenária também aprovou o Plano de Atividades de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *