Comitê da Bacia do rio Parnaíba promove seminários regionais em agosto para divulgar eleição do colegiado

Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba irá realizar em agosto 14 seminários regionais para informar sobre o processo de instalação e formas de participação no colegiado para a gestão 2023/27. Serão dois eventos no Ceará, três no Maranhão e nove no Piauí, respeitando a representatividade de cada Estado na área de drenagem da bacia do rio Parnaíba.

O objetivo será explicar aos potenciais pleiteantes quanto à legislação de recursos hídricos, com ênfase nas atribuições e importância dos comitês de bacia para a gestão dos recursos hídricos.

No Ceará, os seminários irão ocorrer em São Benedito e em Crateús, nos dias 28 e 29 de agosto, respectivamente.

Confira abaixo o calendário detalhado dos seminários do CBH Parnaíba

O público-alvo é dos segmentos Usuário de água e Representante dos setores produtivos, da sociedade civil e do poder público. Após escolher o evento de sua região CLIQUE AQUI para se inscrever.

Plenárias Setoriais, Assembleia Geral e Oficina de Planejamento

Posteriormente, serão realizadas Plenárias Setoriais em três diferentes cidades, sendo uma em cada Estado da bacia hidrográfica. Nestes eventos serão apresentadas as regras e orientações
para o processo de seleção e definição dos membros do CBH Parnaíba, obedecendo-se aos critérios de representatividade entre os setores usuários, da sociedade civil organizada e o poder público.

Os membros titulares e suplentes eleitos e indicados nas Plenárias Setoriais serão empossados em Assembleia Geral, e deverão, ainda, deliberar e aprovar o Regimento Interno do Comitê e eleger a nova diretoria. Após esta etapa, o CBH Parnaíba estará oficialmente instalado.

Na sequência da Assembleia Geral acontecerá a Oficina de Planejamento. Restrita aos membros titulares e suplentes, a oficina terá como objetivo construir uma agenda de trabalho e estabelecer metas de atuação do CBH Parnaíba para os próximos 2 ou 3 anos subsequentes.

Sobre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba foi instituído pelo presidente da República por meio do Decreto nº 9.335, de 5 de abril de 2018. É um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, integrante do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e vinculado ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Nele devem ser discutidos democraticamente e com transparência os diferentes interesses sobre os usos da água na Bacia.

O CBH Parnaíba reúne 50 representantes, divididos em usuários da água, sociedade civil organizada e governo. Tem uma diretoria provisória enquanto não acontece a primeira eleição de seus membros efetivos, processo que está em andamento.

A instalação formal do Comitê é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), do governo federal, da diretoria provisória do CBH e dos governos dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Já a Bacia Hidrográfica do rio Parnaíba abrange uma área de 333.952 km², o equivalente a 3,9% do território nacional. Deste total, 20% estão inseridos no Estado do Maranhão, 75% no Piauí e 5% no Ceará. São 277 municípios, sendo 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses.

Para mais informações do processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, acesse: https://cbhparnaiba.com.br/processo-eleitoral/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *