O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou nesta terça-feira (27) sua 40ª Reunião Ordinária, no auditório da Prefeitura Municipal de Tianguá, para discutir a alocação negociada do Açude Jaburu I no 2º semestre de 2023 e para preencher uma vacância do colegiado no segmento do Poder Público Municipal.


A reunião teve como pauta a apresentação das informações técnicas e dos parâmetros para a Alocação Negociada do Açude Jaburu I, o único que abastece a Serra da Ibiapaba. Atualmente, o reservatório está com reserva de 101,94 milhões de m³, equivalente a 72,6% de sua capacidade máxima.

O coordenador do Núcleo de Operação da Gerência regional da Cogerh da Serra, Daniel Nunes, apresentou o cenário único à plenária e após as discussões, ficou definido que o Açude Jaburu liberará uma vazão média de 1135 l/s, sendo dividida da seguinte forma:
- Liberação de água para o estado do Piauí: 250 l/s;
- Abastecimento humano: 400 l/s;
- Irrigação: 480 l/s;
- Indústria: 3 l/s;
- Uso doméstico/humano e Dessedentação animal: 2 l/s.

Preenchimento da vacância
Na oportunidade, ocorreu também a votação para preenchimento de vacância do Poder Público Municipal. Os candidatos para o preenchimento de vacância foram a Prefeitura Municipal de Ubajara e a Prefeitura Municipal de Croatá.
Penisio Ferreira- Representante da Prefeitura Municipal de Ubajara

Jonas Luciano- Representante da Prefeitura Municipal de Croatá

Em votação aberta, foi escolhido como representante a Prefeitura Municipal de Ubajara, presentada por Felipe Ribeiro e Penisio Ferreira. A nova instituição passa a integrar o colegiado, completando as 30 instituições membros.
