O Plano serve como política pública norteadora para utilização dos recursos hídricos da Região

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba aprovou nesta quinta-feira (10) o Plano de Recursos Hídricos (PRH) de sua Região Hidrográfica durante a 35ª Reunião Ordinária.

Os trabalhos para esse novo plano iniciaram em junho de 2021, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. Os programas e ações estão alocados nos seguintes eixos temáticos: Demanda hídrica, Político-institucional, Gerenciamento das águas, Ambiental e Oferta hídrica. A validade desse documento será de 30 anos.

Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa “proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos tendo como base: (i) a avaliação das secas e cheias; (ii) o levantamento de informações sobre a estrutura demanda hídrica e sobre as questões relacionadas ao saneamento ambiental tais como o lançamento inadequado de efluentes urbanos e a destinação inadequada dos resíduos sólidos; (iii) o entendimento de problemas ambientais como o assoreamento dos reservatórios, os desmatamentos nas Áreas de Preservação Permanente (APP), o crescimento desordenado de comunidades e núcleos urbanos e as ocupações irregulares”.

Os documentos das outras etapas do PRH podem ser acessados aqui e o plano de ação final pode ser visto abaixo.

Plano de Ação da RH da Serra da Ibiapaba

Avaliação da Operação do Açude Jaburu I

Além disso, durante a reunião também ocorreu a Avaliação da Operação 2021.2 do Açude Jaburu I, localizado no município de Ubajara. Daniel Nunes, coordenador do Núcleo de Operação da Bacia da Serra da Ibiapaba, apresentou aos participantes os dados da reservatório durante esse período.

O volume utilizado foi inferior ao simulado durante a reunião de alocação realizada em junho de 2021, com saldo positivo de 11,3 hm³ (dado captado ao fim da operação, no dia 31 de janeiro). Atualmente, o Jaburu I possui 60,9 hm³, equivalente a 43,46% de sua capacidade máxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *