Personalidades locais do setor de Recursos Hídricos recebem Comenda Zaranza

Nova Coordenação do Fórum Cearense dos Comitês também foi eleita

Discutir e intercambiar experiências de gestão dos Recursos Hídricos Ceará, além de homenagear personalidades que contribuíram para a maior segurança hídrica de comunidades do Estado. Foi com este objetivo que representantes dos doze Comitês de Bacia do Ceará reuniram-se no últimos dias 27 e 28 de fevereiro, em Fortaleza, em mais uma edição do Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Na abertura do evento, o presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, fez uma breve avaliação da importância da atuação dos Comitês para a segurança hídrica de territórios do Ceará. O gestor ressaltou ainda a metodologia democrática do evento, destacando a força da gestão compartilhada das águas. “Entendemos o valor deste momento e ressalto que a Cogerh, como secretaria executiva dos Comitês, trabalha para todo o bem coletivo e apoio aos Comitês”, explicou Farias.

Nova Coordenação do Fórum

A Coordenação do Fórum Cearense dos Comitês passou por processo de renovação. Eleita para gestão dos próximos dois anos, a chapa vencedora “Fortalecendo a Gestão Participativa” recebeu a maioria dos votos durante eleição ocorrida na última sexta-feira (28), na programação do encontro. A nova coordenação é composta por representantes dos Comitês de Bacias do Acaraú, Médio Jaguaribe, Salgado e Região Metropolitana de Fortaleza. “Estamos aqui para representar os interesses de todos os Comitês do Ceará e trabalhar pela gestão eficiente dos recursos hídricos”, ressaltou o coordenador eleito, Aridiano Belk.

Saiba mais: Comenda Zaranza

A comenda Zaranza é também uma homenagem póstuma a Antônio Zaranza, ex-servidor da Cogerh. Zaranza era um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará. Iniciou a carreira pública em 1974 na Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) e posteriormente integrou os quadros da Cogerh, gerenciando as bacias do interior do estado, cargo que exerceu até os últimos dias de vida.

Homenageado pelo CBH da Serra da Ibiapaba

O homenageado do CBHSI pela Comenda Zaranza foi o colaborador Alex Alves Pessoa de Melo Albuquerque, Supervisor Técnico de Tratamento de Esgoto e Meio Ambiente na Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – Cagece, em Tianguá. Onde desenvolve ações e projetos voltados para a preservação/conservação do meio ambiente, Sustentabilidade e Educação Ambiental. É formado no curso de Tecnologia em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral.

Em 2014 iniciou um Projeto de Compostagem do Lodo gerado no processo de tratamento de água da Estação de Tratamento de Água – ETA Jaburu, que é responsável pela produção da água que abastece as seguintes cidades da Serra da Ibiapaba: Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte e Viçosa do Ceará. O projeto tem como objetivo promover a destinação final ambientalmente correta dos resíduos gerados no processo de tratamento de água. Com o composto produzido no processo, implantou um Viveiro de Mudas de Plantas Nativas, onde anualmente, mais de 5.000 (cinco mil) mudas são produzidas e distribuídas gratuitamente para ONG’s, escolas, prefeituras e demais instituições que atuam no reflorestamento e conservação ambiental.

Em 2019, na área interna da Estação de Tratamento de Esgoto de Tianguá, implantou um Pomar Experimental, onde desenvolve um projeto de pesquisa sobre reúso agrícola do efluente tratado. Na mesma estação, executou uma Trilha Ecológica educativa de 1 km, numa área de mata nativa remanescente, onde é aberta a visitação do público em geral e comunidade acadêmica, além de servir como local de coleta de sementes de plantas nativas para serem usadas na produção de mudas no Viveiro da ETA Jaburu.

Desde 2017 é membro titular do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) do município de Ubajara. Em 2019 foi convidado para representar a Cagece no Grupo de Trabalho da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que trata sobre ações de reflorestamento e educação ambiental em todo o estado do Ceará.

Estavam presentes na Reunião Ordinária do FCCBH representando o CBHSI o presidente do comitê, Pedro Florindo e o secretário, Carlos Dias e pela secretária-executiva o coordenador do Núcleo de Gestão, Ewerton Torres.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *