A Cogerh, por meio da Gerência Regional da Serra da Ibiapaba, realizou o Seminário de Cadastramento Populacional como parte do processo de implementação do Plano de Ação de Emergencial (PAE) da Barragem Jaburu I, na comunidade de Pavuna, no município de São João da Fronteira-PI, nesta terça-feira (26).

O seminário visa o reconhecimento da população ribeirinha localizados à jusante da Barragem Jaburu I. Na ocasião, o gerente regional, Ewerton Torres, falou da importância desse projeto para a implementação do plano já existente da Barragem Jaburu I e para a segurança da população local.

Jaburu I

Em seguida, Daniel Nunes, coordenador de operação, apresentou detalhes técnicos da barragem, localizada em Tianguá, a cerca de 26 km, bem como as ações a serem desenvolvidas no plano.

A comunidade Pavuna, que possui aproximadamente 80 famílias, e a localidade de Alto Alegre, com cerca de 350 famílias, dependem diretamente da água para abastecimento humano, dessedentação animal e produção agrícola.

Estiveram presentes neste momento, além de moradores da região, representantes da Prefeitura de São João da Fronteira e Defesa Civil do Estado do Piauí.

Sobre o PAE

O Plano de Ação de Emergência tem como objetivo preparar o órgão empreendedor de segurança e a população potencialmente afetada para ações e situações de crises e emergências.

A intenção é replicar a experiência em outras barragens em que a Cogerh atua como empreendedora, conforme explicou Daniel.

O projeto de implementação do PAE busca ser um projeto piloto para replicação nas outras barragens da Companhia, a partir dos conhecimentos adquiridos pelos técnicos da Cogerh nessa iniciativa”, disse o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *