A secretaria executiva do Comitê da Serra da Ibiapaba e Gerência Regional da Cogerh, participou nesta quarta-feira (26), da terceira edição do Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba (Agropacto). O encontro ocorreu no município de Croatá e debateu temas que impactam na segurança hídrica da região.

Como um evento itinerante, o Agropacto busca debater temas voltados para o desenvolvimento econômico da região da Ibiapaba e contou com a participação da Gerência Regional da Bacia da Serra da Ibiapaba representada por Ewerton Melo e Daniel Nunes, da Cogerh. O secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, Carlos Dias, também participou do evento.

Na ocasião, o Gerente Regional e o Coordenador do Núcleo de Operações apresentaram o modelo de gestão participativa da Companhia por meio dos Comitês de Bacias, além de trazer dados sobre a  segurança e a manutenção da barragem Jaburu I.

Atualmente, o Jaburu I registra volume de 70% da sua capacidade total. O reservatório, localizado entre os municípios de Ubajara e Tianguá, atende as demandas de usos da região da Serra Ibiapaba.

Além disso, o evento também contou com a participação da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), representando a Secretaria dos Recursos Hídricos do Governo do Estado que abordou com os presentes sobre as obras de infraestrutura hídrica do Ceará, destacando o Cinturão das Águas do Ceará e o Projeto Malha D’água, além da perfuração de poços e da construção do açude Lontras, cujo o projeto de obra prevê sua edificação em Croatá, beneficiando a localidade.

O Pacto de Cooperação do Agronegócio da Ibiapaba conta com o apoio do Sistema Faec/Senar/Sinrural, do Sebrae Ceará, das prefeituras municipais da região, de entidades ligadas ao agronegócio cearense, além do Sistema dos Recursos Hídricos do Governo do Estado. Além da numerosa participação da sociedade civil, o evento contou com a presença de oito prefeitos da Serra da Ibiapaba, além de vereadores, deputados e autoridades locais.

*Com informações da Sohidra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *