Serra da Ibiapaba: Câmara Técnica discute questões ambientais do açude Jaburu I

Tianguá e Ubajara são municípios afetados pelo desmatamento. Em reunião virtual da CT de Meio Ambiente, Cogerh e Sematur apresentaram medidas tomadas

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI, se reuniu na última terça (07) para discutir a problemática dos desmatamentos e ocupações irregulares nas margens do açude Jaburu I. O encontro virtual contou com a participação de técnicos da Gerência Regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) de Crateús e representantes de instituições convidadas.

Após abertura feita pelo presidente do CBHSI, Pedro Florindo, o coordenador da Câmara Técnica, Tiago Souza, conduziu a reunião e introduziu a primeira pauta sobre os problemas ambientais nas margens do açude Jaburu I. O Técnico do Núcleo de Operação da Cogerh – Crateús, Danilo Florindo, comentou que após denúncia apresentada pela Câmara Técnica do CBH da Serra da Ibiapaba, foi feita uma visita aos locais.

Foram apresentadas fotografias de algumas áreas desmatadas e construções recentes na margem direita do açude (no município de Tianguá), e ainda uma imagem de satélite com a localização desses pontos de desmatamentos. Rodrigues Junior, gerente regional da Cogerh de Crateús, acrescentou que a situação está sendo averiguada e que na última visita técnica realizada pela Companhia ao açude, outras áreas com desmatamento foram identificadas, principalmente na margem esquerda do reservatório (no município de Ubajara).

RELEMBRE: Ubajara: Cogerh fará investimento de 6 milhões no reservatório Jaburu I

Diante das apresentações, Ari Nunes, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tianguá – Sematur, relata que a Secretaria tomou conhecimento da situação através de um ofício da Cogerh, e que há poucos meses se tornaram um órgão com competências para realizar fiscalização e licenciamento ambiental de atividades de impacto local. Nenhuma área às margens do açude Jaburu I apresentou solicitação de licença ambiental à Sematur.

Ari esclareceu aos membros da Câmara Técnica sobre os critérios e procedimentos tanto de fiscalização, quanto de licenciamento ambiental nas áreas que correspondem ao município de Tianguá. O apoio de outros órgãos ambientais está sendo buscado para tratar da questão.

Os membros da Câmara Técnica também relatam sobre a prática contínua de banho no reservatório e o uso de motos aquáticas (Jet Ski). Representando a Cogerh de Crateús, Rodrigues Júnior e Ewerton Melo apresentaram algumas das providências tomadas, como a solicitação de apoio da Capitania dos Portos para a realização de fiscalizações no açude Jaburu I.

Sobre a questão dos loteamentos nas nascentes do rio Jaburu, em Ibiapina, o Coordenador de Fiscalizações da Cogerh Anthony Maia fez um relato acerca das vistorias realizadas juntamente com a Secretaria de Recursos Hídricos – SRH ao local. Por fim, diante das apresentações e discussões do encontro, foram realizados alguns encaminhamentos e ofícios pelo CBHSI para que sejam solicitadas providências cabíveis dos órgãos responsáveis.

A reunião virtual da Câmara Técnica do CBHSI contou com quinze participantes, incluindo os membros da CT e representantes da Cogerh, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Tianguá – Sematur e do Sindicato dos Trabalhadores(as) Familiares de Tianguá.

Print Reunião CT Meio Ambiente CBHSI 07.07.2020 - release

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *