No Dia da Conservação do Solo, colegiado recebeu palestra sobre Uso Racional e Conservação dos Solos, atividade integrante do Plano de Capacitação do Comitê
O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI esteve reunido virtualmente na última quinta-feira (15), em sua 32ª Reunião Ordinária, com o intuito de aprovar os Planos de Capacitação e Comunicação do colegiado. Ademais, o encontro foi marcado pelo ciclo de palestras “Uso Racional e Conservação dos Solos”, que integra a Capacitação para os membros do CBHSI prevista no Plano para o ano de 2021.
A construção do Plano de Capacitação utilizou como base não só o Plano Plurianual de Ações de Capacitação para o Sistema Estadual de Recursos Hídricos do Ceará (2020 a 2023), como também o Plano Nacional de Desenvolvimento do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, as atribuições regimentais do CBHSI e as deliberações do plenário.
A apresentação do Plano de Capacitação foi realizada por Pedro Florindo – Presidente do CBH da Serra da Ibiapaba e membro do Grupo de Trabalho – GT criado para elaboração do plano. Em sua apresentação, Pedro detalhou a metodologia e o cronograma das atividades que serão executadas durante todo o quadriênio, focando nas atividades e alternativas para execução do Plano em meio a pandemia. Após apreciação do colegiado, o plano foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, Pedro apresentou o Plano de Comunicação, cujo propósito é estruturar e desenvolver o setor de comunicação do CBHSI como forma de promover e disseminar a informação, o conhecimento, a visibilidade, e o trabalho do comitê, bem como trabalhar a imagem, a credibilidade, a confiança e o relacionamento do CBHSI junto a sociedade para poder melhor executar as ações determinadas pelo Comitê de Bacia.
Em sua exposição, Pedro Florindo detalhou as ações que serão contempladas no período de 2020 a 2023, incluindo não só a criação e acompanhamento das redes sociais (Instagram, Facebook e Canal do Youtube) do colegiado, como também a produção de materiais gráficos de divulgação do comitê, como: spots, cartilhas e vídeo institucional sobre a bacia hidrográfica e o comitê. Além disso, o plano também contará com um evento e produção de materiais alusivos aos 10 anos do colegiado em 2022. Após a apresentação, o plano de comunicação também foi aprovado pelo colegiado.
Como parte do Plano de Capacitação do colegiado (e com o fracionamento da capacitação de 2021, através do Ciclo de Palestras) o secretário adjunto e representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) de Tianguá, Prof. José Adeilson do Nascimento, abordou a temática: “Uso Racional e Conservação dos Solos”.
O Dia da Conservação do Solo é celebrado justamente na data de 15 de abril. Dessa forma, Adeilson discorreu sobre a origem da data comemorativa e em seguida apresentou não só os tipos de solo, como também a conservação do solo – além dos principais fatores responsáveis pela sua degradação e os prejuízos causados pela falta de conservação, como a questão do assoreamento dos reservatórios e perdas de nutrientes.
Dentre os participantes, a reunião contou com a presença do Deputado Estadual Acrísio Sena, que declarou sua disposição para acompanhar as reuniões e apoiar os Comitês de bacias hidrográficas. Acrísio, que atualmente é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa do Ceará, propôs a discussão sobre o litígio entre o estado do Ceará e o Piauí. Diante da importância do assunto, o Comitê deliberou que seja realizado um Seminário com o intuito de uma maior explanação.
Por fim, foi estabelecida a data da 12ª Reunião Extraordinária (Virtual): 18 de maio. O objetivo será a realização da Oficina de Planejamento Estratégico do CBH, além da validação dos conceitos estratégicos pelos membros.
A 32° Reunião Ordinária teve 29 participantes, com a participação de 23 instituições-membro, portanto, 76.66% do colegiado. Estiveram presentes, além de representantes de todos os setores que integram o Comitê; Francisco Teobaldo, membro do CBHSC e conselheiro dos CBHs cearenses no Conselho de Administração da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh; Mateus Perdigão, técnico da GERHI/Fortaleza, Ewerton Torres, coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh-Crateús e a técnica Edna Nascimento.
Câmara Técnica
O colegiado do CBHSI também utilizou a oportunidade para deliberar a criação de uma Câmara Técnica – CT para acompanhar a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da bacia hidrográfica da Serra da Ibiapaba, que será constituída pelas instituições-membros do colegiado além de outras instituições que serão convidadas.