Nesta quarta-feira (13), o Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba realizou sua 41ª Reunião Ordinária, no auditório do IFCE de Ubajara, para discutir, dentre outras pautas, sobre o Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Jaburu I, e também para preencher uma vacância da diretoria do Comitê.

Plano de Seca

No encontro, foi apresentada a base para construção do Plano de Gestão Proativa de Seca do Hidrossistema Jaburu I, que está em sua fase inicial. A apresentação foi realizada por Edecarlos Rulim, técnico da Gerência de Gestão Participativa da Cogerh e por Jayne Xavier, da Universidade Federal do Ceará.

O Plano visa desenvolver ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, principalmente aperfeiçoando este planejamento nas regiões. Por meio de estratégias operacionais, o plano conta com três esferas integradas: Alocação de Água, Plano de Segurança Hídrica e Plano de Gestão de Secas.

Diferentemente de outros planos técnicos, pensados a longo prazo, o Plano de Seca tem como característica central a tônica operacional e a abordagem proativa a curto prazo.

O projeto é executado pelo Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos, com financiamento da Cogerh, e é amparado institucionalmente pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) em parceria com a UFC.

Preenchimento da vacância

Na oportunidade, ocorreu também o processo simplificado para preenchimento de vacância na Diretoria do Comitê, em que a representante da Prefeitura Municipal de Ibiapina, Cristiane dos Santos, foi escolhida para ocupar o cargo de secretária adjunta do colegiado.

Plano de Ação Emergencial – PAE

O coordenador do Núcleo de Operações da Cogerh Serra, Daniel Nunes, realizou também uma apresentação sobre o Plano de Ação Emergencial da Barragem Jaburu I, que a COGERH está implementando, com apoio do Banco Mundial, das Defesas Civis estaduais e municipais do Ceará e Piauí e prefeituras de São João da Fronteira- Pl, Ubajara-CE e lbiapina-CE.

Seguindo a Politica Nacional de Segurança de Barragens (Lei 14.066/2020), a barragem Jaburu I possui desde 2021 um Plano de Segurança que orienta e prepara as pessoas para uma situação de risco.

Dentro desse plano, existe um documento chamado Plano de Ação de Emergência (PAE), que estabelece as ações a serem executadas em caso de emergência da barragem. Este plano tem caráter preventivo e busca proteger as comunidades nas áreas localizadas em zonas de risco.

O Grupo Técnico de comunicação do referido Plano é formado por: Ewerton Torres, Gerente Regional da Cogerh da Serra, Itamara Taveira da (GESIN), Mateus perdigão da (GEPAR), Luís Barros, Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Lívia Britto, da Defesa Civil de Ubajara e como Coordenador do grupo, Daniel Nunes, coordenador do Núcleo de Operações.

As atividades desenvolvidas são: O Planejamento geral; Discussões gerais sobre os planos de comunicação em todo o contexto do PAE Jaburu I; Atualização dos contatos envolvidos no PAE e o planejamento de comunicação por etapa focada na ação do cadastro da população à jusante da barragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *