Serra da Ibiapaba: Comitê finaliza última etapa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica

O documento final ainda vai retornar para análise da Câmara Técnica do Plano

Print 2° Workshop da RHSI

O 2° Workshop “Estratégias e Ações” do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Região Hidrográfica da Serra da Ibiapaba foi realizado nesta terça-feira (30). Os membros definiram os programas, as ações, e a validação das prioridades de três eixos temáticos: Demanda hídrica, Político-institucional e Oferta hídrica. Esta é a 3ª e última fase da elaboração do Plano.

Sandra Aquino, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), ressaltou durante a abertura do workshop o objetivo do encontro em continuar as discussões e a validação das solicitações do Comitê relatadas nas últimas reuniões, no Diagnóstico e no levantamento das demandas apresentadas pelos membros.

Mateus Perdigão, da Gerência de Recursos Hídricos (Gerhi) da Cogerh, e Gamarra Kelson da UFC orientaram o preenchimento da planilha que compreende a Matriz do Plano de Ação da Serra da Ibiapaba.

O momento concluiu a validação de programas e ações dos eixos de Gerenciamento das água e ambiental, além da definição das instituições envolvidas na execução dessas ações. Em seguida, foram validadas os níveis de prioridade de cada ação (alta, média e baixa) das ações específicas levantadas nos eixos Demanda hídrica, Político-institucional e Oferta hídrica.

Em outro momento, os participantes retomarão os trabalhos para finalizar os níveis de prioridades das ações dos eixos Gerenciamento das águas e Ambiental. Finalizada essa etapa, a equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, consultores e o corpo técnico da Cogerh irão trabalhar no documento final que retornará para análise, sugestões e ajustes da Câmara Técnica do PRH da Região Hidrográfica da Serra da Ibiapaba.

Posteriormente, o documento será apresentado aos membros do Comitê para aprovação do final durante Reunião Ordinária, agendada para o mês de janeiro de 2022.

O workshop contou com membros da Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos, técnicos da Cogerh, equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, membros do Comitê da Serra da Ibiapaba, convidados do setor de irrigação e indústria da bacia e representantes dos usuários de água e instituições interessadas.

Além disso, reuniu 24 participantes, registrando a participação dos membros de quatro instituições que compõem a Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos da RHSI (Cagece, Ematerce, NUTRILITE e Prefeitura Municipal de São Benedito) representando 66.66% da CT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *