Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI) realizou de forma virtual sua 33ª Reunião Ordinária com o objetivo de apreciação e aprovação do Diagnóstico da Região Hidrográfica da Serra da Ibiapaba por parte do plenário do colegiado. Além disso, de prosseguiu o ciclo de palestras para capacitação do colegiado com o tema “Aquisição e Processamento de Dados Batimétricos: considerações acerca da Barragem Jaburu I”.

A reunião apresentou o Diagnóstico da Região, ministrada por Sandra Aquino, pesquisadora da UFC, que explanou sobre os 11 capítulos do diagnóstico: 1) Apresentação; 2) Caracterização da Região Hidrográfica; 3) Demanda Atual; 4) Oferta Hídrica; 5) Balanço Hídrico; 6) Eventos Extremos de Secas e Cheias; 7) Questões Ambientais na Região Hidrográfica; 8) Gestão de Recursos Hídricos: Políticas, Instrumentos e Aspectos Institucionais; 9) Alocação de Águas, Conflitos e Gestão de Secas; 10) Segurança e Infraestrutura Hídrica e 11) Síntese dos Questionários. Ela destacou em sua fala as alterações sugeridas pela Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos do CBHSI e ao final de sua apresentação esclareceu dúvidas dos participantes da reunião.

Após as apresentações os esclarecimento aos participantes, presidente do Comitê, Pedro Florindo, submeteu o Diagnóstico à aprovação pelo plenário do colegiado, sendo aprovado por unanimidade dos participantes.

Em seguida, a reunião foi marcada, também, pela continuação do Ciclo de Palestras, que compõe a capacitação para o colegiado, com o tema “Aquisição e Processamento de Dados Batimétricos: considerações acerca da Barragem Jaburu I”, ministrado por Rodrigo Vasconcelos, Assistente da Diretoria de Operações da Cogerh.

Ele explicou como a Companhia realiza a batimetria em açudes, informando detalhes da técnica, tecnologias e equipamentos utilizados, destacando a batimetria realizada no Açude Jaburu I em 2011 e ressaltando os avanços que os estudos batimétricos tiveram nos últimos anos. Ao final, o técnico esclareceu dúvidas de alguns membros do CBHSI sobre a última batimetria realizada no Jaburu I.

Após esse momento, o plenário elegeu Ana Talita Adeodato Carvalho Pontes para ser homenageada com a Comenda Zaranza, em virtude do seu destacado trabalho de disseminação do conceito orgânico de produção e aprimoramento de práticas agrícolas em prol de uma agricultura cada vez mais sustentável.

A Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBHSI também participou da discussão, informando as ações desenvolvidas através das campanhas de prevenção a incêndios florestais na Serra da Ibiapaba nos próximos meses. Inclusive, solicitou o apoio de todo o plenário com fornecimento de dados e imagens de incêndios que aconteceram na região nos últimos anos.

Por fim, ficou acertado que será aplicado um questionário online para consulta aos membros do comitê em relação ao retorno das atividades presenciais e definiu o Açude Lontras como próxima pauta da reunião do Comitê.

Ao todo estavam presentes 17 instituições, representando 56,66% do CBHSI e 19 membros entre titulares e suplentes. Como convidados estavam presentes: Elano Joca, Diretor de Planejamento da Cogerh; Emanuel Oliveira, Assistente da Diretoria; Ubirajara Patrício da Coordenação de Acompanhamento dos Planos de Bacias – Cogerh, Claire Anne, analista da gerência de Fiscalização e Outorga; Micaella Teixeira, Cogerh/Fortaleza; Rodrigo Vasconcelos, Assistente da Diretoria de Operações da Cogerh; Mateus Perdigão da GERHI/Cogerh, Rodrigues Júnior, Gerente das Bacias da Serra da Ibiapaba e dos Sertões de Crateús e a equipe da UFC, Sandra Aquino, Ticiana Studart, Samira Silva, da secretaria executiva Cogerh/Crateús: o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Ewerton Melo e a analista Nayara Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *