Câmara Técnica de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI) está promovendo uma campanha para sensibilizar a população da região da Serra da Ibiapaba em relação aos riscos das queimadas e dos incêndios florestais para o período de maior incidências de queimadas (outubro, novembro e dezembro).

O diálogo do Comitê com os municípios da região sobre estratégias de prevenção e combate aos incêndios florestais na bacia ocorre devido às condições superficiais favoráveis, como a baixa umidade do solo e do ar, a vegetação seca, a alta temperatura do solo e do ar, além da prática intensiva de queimadas na preparação das terras para o cultivo agrícola.

Conforme planejado pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, foram criados materiais gráficos para divulgação e conscientização através de suas plataformas digitais, como: site do comitê, Instagram, Facebook e Youtube. Portanto, para que a divulgação alcance o maior número de pessoas foi pensado em um slogan para representar a campanha: “Fogo na Serra da Ibiapaba, apague essa ideia!”.

Além disso, para alinhar a campanha às redes sociais foi criada, também, a hashtag “#serra100chamas”, na qual será arquivada não só os materiais das campanhas, como também todas as fotos e registros, novos e antigos, da comunidade referentes ao período de maior incidência.

Os materiais apresentam diversas abordagens, como a educativa, que enfatiza o que NÃO fazer próximo às matas, como: não jogar pontas de cigarro, não fazer fogueiras próximas à vegetação, não queimar lixos, etc. Também apresentam as que focam nas questões de saúde, visto que a fumaça pode causar problemas respiratórios e ser responsável pelo agravamento dos casos de Covid-19. Logo, prevenir incêndios é proteger a natureza e a saúde pública.

Além das ações de sensibilização através das redes sociais, o CBHSI busca o envolvimento efetivo das prefeituras municipais da região, propondo a criação das brigadas de prevenção e de combate a incêndios florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *