Comitê da Serra da Ibiapaba aprova plano de trabalho para 2021

Açude Jaburu I, em Ubajara, deve passar por nova intervenção. Ações estão sendo conduzidas pela Cogerh

Print-2-30°-RO-do-CBHSI

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba – CBHSI aprovou, na última quinta (10), o Plano de Trabalho Anual do CBHSI para 2021, que inclui a elaboração do Planejamento Estratégico dos Comitês, o Plano de Comunicação e o Plano de Capacitação do Comitê. Em sua 30ª Reunião Ordinária, o colegiado recebeu Itamara Taveira, Gerente de Segurança e Infraestrutura da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, para tratar sobre intervenções no açude Jaburu I.

Itamara apresentou o histórico das intervenções realizadas no açude Jaburu I, a última sendo em 2019, quando foi feita uma injeção de calda de cimento na jusante da barragem. A gerente informa que, diante do surgimento de uma nova anomalia detectada, será necessária a realização de nova intervenção no reservatório. Algumas ações já foram implementadas pela Cogerh, como inspeções na região e a elaboração do Termo de Referência para a contratação de um consultor especialista em geologia, para propor um plano e realizar as ações necessárias nesta intervenção.

O coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente do CBHSI, Tiago Mourão, realizou a abertura do encontro e apresentou a ata das reuniões anteriores, que foram aprovadas pelos membros do colegiado. Edna Nascimento, técnica do Núcleo de Gestão da Cogerh em Cratéus, confirmou o quórum da reunião.

O coordenador do núcleo, Ewerton Melo, apresentou o Plano de Trabalho Anual do CBHSI para 2021, que após a apreciação dos membros foi aprovado. Vale ressaltar que no Plano de Trabalho está inclusa a elaboração do Planejamento Estratégico dos Comitês, o Plano de Comunicação e o Plano de Capacitação do Comitê, que visam atender às metas do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas – Procomitês.

Com o prazo de entrega dos Planos de Comunicação e Capacitação estabelecido até abril de 2021, o colegiado formou um Grupo de Trabalho com os membros da diretoria e do Comitê para a construção e acompanhamento destes planos.

Em nova edição do “Conhecendo meu Comitê”, projeto onde as instituições que compõem o colegiado apresentam os trabalhos executados, a representante da Secretaria do Meio Ambiente – Sema, Tatianna Angelo apresentou a unidade de conservação Área de Proteção Ambiental da Bica do Ipú, mostrando que sua área total é de 3.484,66 ha.

Situada no município de Ipu, com uma distância de 391 km de Fortaleza, a área da Bica do Ipu é uma Unidade de Conservação de uso sustentável de acordo com o Decreto Estadual 25.354, de 26 de janeiro de 1999. Tatianna também relatou o objetivo e as ações desenvolvidas de acordo com o Plano de Manejo da Unidade, além de seus aspectos naturais e culturais, a biodiversidade, os problemas, as atividades e projetos executados na Unidade de Conservação.

Ewerton apresentou o ofício da Agência Nacional de Águas – ANA em resposta ao CBHSI sobre a atual situação da barragem Granjeiro e os ofícios enviados pelo Comitê para os órgãos sugeridos, solicitando apoio para combate aos incêndios florestais na bacia da Serra da Ibiapaba.

Na ocasião, o secretário do comitê Carlos Dias relatou sua participação na 12ª Reunião da Diretoria Provisória do CBH Parnaíba, no Fórum Cearense dos Comitês de Bacias Hidrográficas e no XXII Encontro Nacional de Comitês de Bacias – Encob, que aconteceu de forma virtual nos dias 1 a 3 deste mês. A Oficina de Capacitação Progestão e Procomitês, realizada nos dias 05 e 06 de novembro com a ANA, a Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, os técnicos da Gestão participativa da Cogerh e os membros das diretorias dos comitês de bacias foi relatada por Marcia Caldas.

Dentre os encaminhamentos da reunião, está a discussão da realização de campanhas de conscientização ambiental no entorno do açude Jaburu I. A próxima instituição do projeto “Conhecendo meu Comitê” será a Cáritas Diocesana de Tianguá. Foi solicitado que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme participe da próxima reunião do colegiado.

A reunião virtual contou com 29 participantes, tendo a participação de 20 instituições/membros representando 66% do colegiado. Da Cogerh de Crateús, participaram ainda o gerente regional Rodrigues Júnior; o coordenador do núcleo de operação, Hélder Lucena; e a técnica Nayara Carvalho. A Cogerh de Fortaleza foi representada por Mateus Perdigão, técnico da Gerência de Gestão dos Recursos Hídricos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *