A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (CBHSI), se reuniu para elaborar seu Plano de Trabalho para o ano de 2022. Os membros também discutiram a deliberação da 33ª Reunião Ordinária e a Reformulação do Termo de Referência para a Contratação de Serviços para a área de comunicação dos colegiados das bacias hidrográficas do Ceará.

A reunião alinhou as atividades realizadas em 2021 para servir de base para o Plano de Trabalho do CBHSI de 2022. Além disso, foi destacada a programação de todas as atividades do colegiado para o próximo ano levando em conta suas atividades regimentais, assim como as metas do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), que deverão ser cumpridas em 2022.

Dessa forma, além das quatro reuniões ordinárias previstas pelo regimento do Colegiado, a diretoria programou todas as demais atividades: seminário, capacitações, evento alusivo a semana da água e outras atividades que posteriormente serão apresentadas como proposta para discussão e aprovação do Plano de Trabalho 2022 do Comitê.

Retorno das reuniões presenciais:

Os membros debateram sobre a deliberação na 33ª Reunião Ordinária do CBHSI, na qual foi determinado que seria aplicado aos participantes um questionário para sondagem e avaliação do retorno das reuniões presenciais do Comitê.

A sondagem será levada pelo presidente do Comitê, Pedro Florindo, para ser discutida não só com todos os/as presidentes dos demais CBHs, como também pela Cogerh, durante a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas, que acontecerá nos dias 23 e 24 de Setembro.

O intuito da reunião é avaliar a possibilidade da retomada das atividades presenciais levando em conta tanto o decreto do estado quanto o avanço da vacinação contra a Covid-19 no Ceará.

Na sequência, a representante da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) (ente estadual que firmou convênio com o programa da Agência Nacional das Águas), Márcia Caldas iniciou a discussão sobre a Reformulação do Termo de Referência para a Contratação de Serviços para a área de comunicação dos CBHs do Ceará, por meio do recurso financeiro do PROCOMITÊS. Além disso, evidenciou para a diretoria a necessidade dessa reformulação para a aquisição de alguns serviços que foram solicitados pelo CBHSI.

Para a próxima reunião, foi encaminhada a apresentação e discussão em plenária da proposta do Plano de Trabalho de 2022 elaborado pelos membros da diretoria para apreciação e aprovação pelo Colegiado.

A reunião contou com a participação de todos os quatro membros da diretoria: presidente do Comitê – Pedro Florindo, a vice-presidente – Elisabeth Parente, o secretário – Carlos Dias e o secretário-adjunto – Adeilson Nascimento. A representante da Célula de Articulação com o Usuário da SRH – Márcia Caldas, Mateus Perdigão pela GERHI e pela secretaria executiva/COGERH Crateús, o Coordenador de Gestão Participativa, Ewerton Melo e as técnicas Nayara Carvalho e Edna Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *