Nesta quarta-feira (4), foi realizado no auditório da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 13), em Crateús, a Plenária Estadual para eleição dos representantes do Estado do Ceará no Comitê da Bacia do Rio Parnaíba. O momento contou com a participação e eleição de representantes de instituições das regiões hidrográficas do Coreaú, Sertões de Crateús e da Serra da Ibiapaba.

Pelo CBH Serra da Ibiapaba, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará/CAGECE de Tianguá, a Fazenda Amway Nutrilite e a Prefeitura Municipal de Tianguá foram parte dos escolhidos para representar, de forma titular, o Ceará no novo colegiado. Como suplente, a Cáritas Diocesana de Tianguá, Reijers Produção de Rosas e o IFCE Campus Tianguá, foram eleitos.

Na abertura do evento, Wagner Vilella, da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), discorreu sobre o processo eleitoral para composição do colegiado, ressaltando que o Estado do Ceará contará com oito assentos. Porém, apenas seis são passíveis de eleição, haja vista que o duas vagas são destinadas ao Poder Público Estadual cujos representantes serão indicados pelo executivo estadual.

O técnico da ANA detalhou ainda as vagas para os quais o público presente havia se candidatado: uma vaga para o Poder Público Municipal; três vagas para Usuário, sendo uma para Abastecimento e Lançamento de Efluentes Urbanos, uma para Indústria e Mineração, uma para Irrigação e Uso agropecuário e duas para Organizações Civis, sendo uma para Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa e uma para Organizações não-governamentais.

Em seguida, as instituições candidatas foram divididos em seis grupos, que entre seus pares escolheram as 12 instituições, seis titulares e seis suplentes, que representarão o Estado do Ceará no CBH do Rio Parnaíba.

Confira abaixo as instituições eleitas:

Poder Público Municipal

Prefeitura Municipal de Tianguá (titular)
Prefeitura Municipal de Poranga (suplente)

Usuários

Abastecimento e Lançamento de Efluentes Urbanos

CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Tianguá (Titular)
CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Crateús (suplente)

Indústria e Mineração

Fazenda Amway Nutilite do Brasil Ltda (Titular)
Reijers Produção de Rosas Ltda (Suplente)

Irrigação e Uso Agropecuário

Associação dos Usuários de Água do Açude – ASSUSA Carnaubal (Titular)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipaporanga (Suplente)

Organizações Civis/técnicas de Ensino e Pesquisa

Universidade Federal do Ceará – UFC – Campus Crateús (Titular)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Tianguá (Suplente)

Organizações Não-Governamentais

Associação Caatinga (Titular)
Cáritas Diocesana de Tianguá (Suplente)

Encerrada a eleição, Wagner Vilella informou que a posse dos 50 membros, a Aprovação do Regimento Interno, Eleição da Diretoria do CBH Parnaíba e o coquetel de confraternização irá acontecer no dia 8 de novembro, em Teresina/PI, e nos dias 9 e 10 de novembro será realizado o planejamento das atividades do CBH Rio Parnaíba para os próximos 24 meses.

Eleição para a Diretoria

A chapa será composta pelos 3 segmentos representados (1 poder público, 1 sociedade civil e 1 usuário) pelos 3 Estados representados (Ceará, Piauí e Maranhão).

A apresentação das Chapas será até o dia 7 de novembro de 2023 contendo a relação de nomes e instituições que a compõe e a proposta de gestão (resumida).

Quanto ao processo eleitoral: se for Chapa única será por aclamação e voto em cédula se tiver mais de uma Chapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *