O documento compõe a 2ª etapa do Plano de Recursos Hídricos da Região

CAPA PROGNÓSTICO IBIAPABA

O Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba aprovou nesta quarta-feira (3) em sua 15ª Reunião Extraordinária o Prognóstico de sua Região Hidrográfica. O documento, aprovado por unanimidade pelo colegiado, finaliza a 2ª etapa do Plano de Recursos Hídricos da Região, restando apenas o Planejamento para ser realizado.

O Plano busca propor ações e estratégias que proporcionem a melhoria da segurança hídrica e a minimização de conflitos pelo uso dos recursos hídricos. No dia 17 de novembro (quarta-feira) deve ocorrer um workshop sobre Estratégias e Ações que serão levadas à 35ª Reunião Ordinária do Comitê no dia 20 de janeiro.

Açude Lontras

Os membros também decidiram que deve haver uma articulação com deputados federais e estaduais da região para busca de recursos para construção do Açude Lontras, no município de Ipueiras. O projeto do reservatório, finalizado em 2018, prevê uma capacidade total de 350 hm³.

Batimetria do Jaburu I

Jaburu-I-ASCOM-600x438

Durante a reunião, o assistente da Diretoria de Operações da Cogerh, Rodrigo Vasconcelos, esclareceu dúvidas dos membros sobre o Açude Jaburu I, o único da Bacia da Serra da Ibiapaba.De acordo com a última batimetria realizada no reservatório, foi constatado que sua capacidade máxima, antes de 141 hm³, reduziu 0,48% de 2011 até hoje, ficando atualmente com 140,32 hm³ de capacidade total, ou seja, praticamente a mesma.

Comenda Zaranza

Além disso, o colegiado escolheu a dirigente da ONG “Movimento Popular Desperta Ibiapina”, Daniela Alves, para ser homenageada com a Comenda Zaranza referente a 2020, em virtude de seu destacado trabalho na preservação, conservação e reflorestamento de nascentes do rio Jaburu.

Na reunião estavam presentes 23 instituições do colegiado (76,66%) e 25 membros, entre titulares e suplentes.

Print 1 - membros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *