WORKSHOP

A elaboração do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Região Hidrográfica da Serra da Ibiapaba (RHSI) continuou nesta quarta-feira (15) com o Workshop virtual “Formulação de Cenários da RHSI: Sementes do Futuro”. O evento é parte da formação do Prognóstico do PRH e foi dividido em três eixos temáticos: demanda (foco no setor de irrigação e indústria); oferta (setor de infraestrutura e reuso); ambiental (setor de saneamento, conservação ambiental e educação).

A abertura do Workshop contou com as falas iniciais do presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, da pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ticiana Studart, e do presidente do CBHSI, Pedro Florindo.

Na sequência, Sandra Aquino, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou a apresentação sobre a metodologia da oficina, destacando que esta 2ª etapa da elaboração do PRH com a idealização do Prognóstico é importante, pois trata-se da construção de cenários futuros para a bacia com um horizonte de 30 anos.

Além disso, frisou que a construção da cenarização adotou como metodologia a adaptação do processo prospectivo, elaborado pelo economista Michel Godet, que oportuniza estudar diversas possibilidades de futuros através da construção de cenários exploratórios e normativos.

Pensando nisso, a oficina “Sementes do Futuro” (tendências e incertezas) contou com a discussão coletiva, entre um público interlocutor chave de diferentes setores que possuem informações sobre as questões norteadoras, enviadas na sondagem inicial, que foram escolhidas em acordo com o CBH.

O momento serviu para coleta de informações com base nos relatos conduzidos pelas questões norteadoras da sondagem, resultando no preenchimento da planilha “Sementes do Futuro”. O documento passará pela revisão da Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos da RHSI e, posteriormente, será apresentada aos membros Comitê para apreciação e aprovação da Cenarização.

O Workshop contou com aproximadamente 30 participantes, registrando a participação dos membros das 5 instituições que compõem a Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos da RHSI (CAGECE, IFCE de Tianguá, EMATERCE, NUTRILITE e Prefeitura Municipal de São Benedito), alguns membros do Comitê de Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, convidados do setor de irrigação e indústria da bacia, além da equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, consultores e corpo técnico da Cogerh de Fortaleza e da Gerência Regional de Crateús.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *