Nesta quinta-feira (26), o Programa Cientista chefe de Recursos Hídricos, em parceria com a Cogerh, Funceme e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, realizou mais uma oficina para subsidiar o Plano Proativo de Seca do Hidrossistema Jaburu I.

O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Ubajara e teve como tema: “Discussão do Diagnóstico para elaboração do Plano de Ação do Plano Proativa de Seca do Hidrossistema Jaburu I”.

A pesquisadora da Daniela Costa, da Universidade Vale do Acaraú, resgatou as discussões e apresentou a versão preliminar do Diagnóstico do Hidrossistema Jaburu I.

Em seguida, Daniel Camelo, da FUNCEME, apresentou o “Seca em Jogo”, cujo propósito principal é, a partir de uma abordagem lúdica, estimular a participação ativa dos atores locais na construção do plano de gestão proativo de seca.

Durante o jogo, os participantes foram imergidos em uma simulação onde enfrentaram o desafio de evitar que o açude se esgote. Cada integrante desempenhou um papel específico como irrigantes, gestores de indústrias e outros, precisando equilibrar a busca por lucro com a responsabilidade de preservar os recursos hídricos.

Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos e refletir sobre os impactos da seca e a necessidade do desenvolvimento de um plano de ações para mitigá-las. Foi possível simular situações de seca sem planejamento prévio para lidar com suas problemáticas e momentos em que existam ações pensadas antecipadamente que implementadas no momento certo contribuam para reduzir seus impactos.

Com espaço para reflexão e elaboração de estratégias, ‘Seca em Jogo’ tem o objetivo de estimular discussões importantes sobre o uso sustentável da água, normas e ações necessárias para promover a gestão responsável dos recursos hídricos.

Além disso, os participantes foram divididos em quatro grupos: impactos no abastecimento de água; impactos econômicos da seca; impactos sociais da seca; impactos ambientais da seca. Foram analisadas as principais problemáticas causadas ou aguçadas pela última seca, no Açude Jaburu I e propuseram ações proativas, inclusive definindo o estágio de seca em que as mesmas devem ser implementadas, para mitigar tais impactos, portanto construíram a base do Plano de Ações do Hidrossistema Jaburu I.

A oficina foi conduzida por Daniela Costa, da UVA, Daniel Camelo, da FUNCEME e Mateus Perdigão, técnico da Gerência de Gestão Participativa da Cogerh.

Participaram da Oficina “Discussão do Diagnóstico, elaboração do Plano de Ação do Plano Proativo de Seca do Hidrossistema Jaburu I” membros e ex-membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba.

Pela secretaria-executiva do Comitê (Gerência da Cogerh Serra), estiveram presentes: Ewerton Torres, gerente da Gerência Regional, Luís Barros, Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, Renata Mesquita, Técnica do Núcleo de Gestão Participativa, Daniel Nunes, Coordenador do Núcleo de Operações e Eubert Paixão, Técnico do Núcleo de Operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *