Nesta quarta-feira (8), foi realizada a cerimônia de posse das entidades eleitas e indicadas para comporem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba (gestão 2023-2027), no Auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Dentre as instituições empossadas, estavam as das regiões hidrográficas da Serra da Ibiapaba e Sertões de Crateús.

A assembleia de posse foi aberta pelo presidente interino do CBH, Avelar Damasceno, e logo após, aconteceu a cerimônia de posse dos membros eleitos e indicados para comporem o CBH Parnaíba.

O Ceará tem oito assentos na plenária, sendo seis já definidos. O comitê do Rio Parnaíba possui representantes inseridos nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, visto que seu território perpassa as três unidades.

No total, cerca de 50 membros eleitos e indicados dos Estados do Ceará, Piauí e do Maranhão participaram da cerimônia de posse e eleição para a nova diretoria, conforme segmento pertencente (poder público, sociedade civil e usuários) para recebimento do certificado de posse.

Pela Serra da Ibiapaba, tomaram posse: CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Tianguá (Titular); Fazenda Amway Nutilite do Brasil Ltda (Titular); Reijers Produção de Rosas Ltda (Suplente); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Tianguá (Suplente) e Cáritas Diocesana de Tianguá (Suplente).

Após a posse dos membros, a comissão eleitoral iniciou a condução do processo para eleição da Diretoria do CBH Parnaíba. Conforme o regimento do Comitê, a Diretoria do CBH Parnaíba é composta de Presidente, Vice-Presidente e Secretário(a), eleitos pela Plenária, para um mandato de dois anos, permitida uma única reeleição.

Veja a composição da 1ª Diretoria do Comitê

  • Presidente: Daniel Carvalho Oliveira Valente (SEMARH – PIAUÍ)
  • Vice-Presidente: Francisco Teobaldo Gonçalves Marques (ASSUSA – CEARÁ)
  • Secretário: Bruno Américo Mezenga de Oliveira (UEMA – Maranhão)

Depois da posse dos membros e da nova diretoria, o colegiado iniciou suas atividades com a aprovação do Regimento Interno do colegiado e demais discussões sobre as próximas pautas.

Nesta sexta-feira, 10/11, será retomada a Oficina de Planejamento, iniciada ontem, 09/11, com a participação de membros titulares e suplentes do Comitê. O objetivo é propor ações para a gestão dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.

Participaram pelo Ceará os representantes titulares e suplentes. Pela regional da Cogerh da Bacia da Serra da Ibiapaba, esteve presente o Gerente, Ewerton Torres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *